Porque eu não gostei do livro Como eu era antes de você

IMG_20160614_163009

Olá meninas td bom? Hoje eu vou fazer uma resenha polêmica sobre o famoso livro de Jojo Moyes que virou filme e chegou as salas de cinema na semana passada.

Primeiro devo dizer que está resenha irá conter spoilers do final do livro que motivou eu não gostar do final.

Você quer um livro feliz?  Um livro com finais românticos, sobre cura e superação? Então minha dica inicial é: procure outro livro.

Mas do que fala Como eu era antes de você?

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Fazia muito tempo que não lia um livro tão rápido. Me apaixonei pelos personagens, Lou e Will, e estava torcendo muito para os dois ficarem juntos. Ela tem um contrato de trabalho de seis meses, e é justamente neste período que tanto sua vida, quando a de Will irão mudar para sempre, e eles jamais serão os mesmos.

Como eu era antes de você não é um romance ( e sim de uma grande amizade), nem uma historia de superação como imaginava. Achei que o final a autora quis chocar os leitores e causar comoção. Acho que fui com grandes expectativas em relação a superação de Will, que o amor que a Lou nutria por ele o fizesse ver como a vida podia ainda sim ser emocionante mesmo nas condições que ele se encontrava.. Como em outros livros como Teoria de Tudo que mostra que as limitações físicas não são a linha final da vida, Como eu era antes de você mostra totalmente o contrário.

Quando terminei de ler não chorei nem fiquei triste pelo final que a autora levou seu protagonista, mas me deixou com um sentimento em que nem o amor pode salvar as pessoas. Este não é um livro feliz, mas é um para refletir. Se você quer ler para se distrair, ou para ver finais felizes, eu não aconselho a leitura.

Ainda não vi o filme, mas irei assistir mesmo não gostando do final, talvez com o filme sendo leve e com atores incríveis eu venha a me emocionar.

E vocês já leram o livro?

 

Beijusss

 

 

Leave a Reply

